Notícia falsa
Na manhã desta sexta-feira (23), estava eu na redação do JEAcontece, aqui em Tapera (RS), quando entrou uma mensagem no meu celular, às 10h12, em um dos muitos grupos que participo, dando conta de um acidente, com morte, de um ibirubense, na ERS 223, na curva da Grandespe, aqui no município. Rapidamente, peguei o carro e me dirigi à rodovia afim de realizar a cobertura do mesmo. Cheguei no local e não vi nada e fui-me até a ponte do rio Colorado, na divisa com Selbach, para conferir, e retornei sem nada encontrar. Após passar pela referida curva parei em uma entrada de lavoura e entrei no referido grupo para obter mais informações do suposto acidente. Nisso passaram por mim o caminhão dos Bombeiros e uma viatura da BM, ambos de Tapera, que foram “atender” o acidente.
Mais tarde, entendi a coisa toda. A pessoa que colocou a informação no grupo viu uma notícia no JEAcontece de um acidente com morte na BR 386, em Carazinho, naquela madrugada, e deduziu que o mesmo teria sido aqui na 223. E foi uma confusão dos diabos até acertar as coisas. Ou essa pessoa não leu toda a notícia ou leu e não a entendeu, algo bastante comum hoje em dia.
Felizmente não aconteceu acidente nenhum e ninguém morreu. Melhor assim. Mas, houve gastos desnecessários com uma informação não verdadeira.
Eu digo sempre que noticia é coisa muito séria e por isso precisa ser bem preparada para ser divulgada. Dar um “furo” de reportagem é maravilhoso, gratificante, mas a informação precisa ser correta. E verdadeira.
A internet é maravilhosa, pois proporciona a cada um ser uma espécie de protagonista de um fato, mas mesmo nela existem regras que precisam ser observadas para não se correr o risco de pagar mico na rede, sem falar nas dores de cabeça que isso pode acarretar.
Então, quando lemos alguma coisa é preciso entender o que foi lido.
É impressionante como tem pessoas que talvez por falta de conhecimento ou pelo prazer de viralizar noticias falsas fake coisas sem fundamentos. Muitas vezes noticias maldosas e falsas pelo prazer de prejudicar as pessoas. Sei de um caso que saiu noticia falsa com acusaçãoes e ta rolando um processo com uma indenuzação altísima pelo equivoco e viraluzação. As pessoas antes de postar tem que tomar conhecimento pra não acabar levando um processo e ainda ter que indenizar certos casos como aconteceu e olha que ate eu gostaria de ganhar esse valor que da pra viver tranquila mente, mas não dessa forma. Notícia não é brincadeira é algo muito sério, porque fulano e ciclano falou não pode ja sair postando ainda mais se é fake. Cada ação tem uma reação e suas consequencias, se não sabe usar o wats, grupos de noticias o melhor de tudo e nem participar e ter aqueles telefones mais antigo pra não ter problema. Resumindo, infelismente tem gente que gosta de noticias fake, algumas pessoas tem que deixar de ser ” burras” e tentar ao menos ser um pouco mais inteligentes ou nem participar de grupo do wats, hoje uma noticia falsa pode trazer varios problemas e pesar muito no bolso. Todo cuidado e pouco.