Momento histórico
Neste sábado, 07/04, os brasileiros viveram um momento sui generis, jamais imaginado, mas histórico em toda a história de 518 anos do Brasil: a prisão de um ex-presidente da República, um dos mais populares que já teve. Lula foi preso, quase 26 horas depois do prazo determinado pela Justiça, por ter sido condenado a 12 anos e 01 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Teve gente que achou que ele não seria preso e até apostava nisso.
A defesa de Lula tentou tudo que podia para “aliviar” a vida do seu cliente, mas não logrou êxito em várias esferas judiciais. Com isso, o juiz Sergio Moro ficou livre para ordenar a prisão, que deveria ter sido realizada ainda na sexta-feira, no final da tarde, pela PF.
A Justiça determinou que Lula não fosse algemado e que ficaria alojado em uma sala especial na sede da PF, em Curitiba, ironicamente inaugurada por ele, em 2007. Um ex-presidente, eleito e reeleito e gozando de altíssimo índice de popularidade, precisa ser preservado, sim.
Mas, que final de carreira para um líder que forjou seu nome em cima de muita luta por igualdade e democracia e que deu a sua cara a um partido político. Quanto tempo ele ficará preso é uma incógnita tendo em vista nossas leis.
E vem aí mais sete processos contra Lula: compra de silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró; influência em favor da Odebrecht, compra dos caças suecos, propina para a sede do Instituto Lula, MP em favor de montadoras, melhorias no sítio de Atibaia e quadrilhão do PT. A pena vai aumentar.
Lula e o PT fizeram um governo voltado inteiramente ao social. Se foi bom ou ruim a história dirá. E esta mesma história dirá o que sobre Lula e sua prisão? E como ele será lembrado amanhã?
E sobre esta questão de não haver crime e nem provas, a Justiça sabe o que faz e como deve agir. A questão toda gira em torno de interpretação, assim como na Bíblia. E questionar é prerrogativa da democracia, mas é preciso acatar decisão judicial, certa ou errada.
Na verdade, ninguém está acima da lei e ela precisa ser respeitada. Que o Brasil passe para um novo nível, pois ainda há muito o que ser feito e mudado. E que a Justiça corra atrás dos outros, pois ainda há muito salteador solto por aí. Em TODOS os partidos.
Comente