Blog do Sarico

Escoteiros vão se encontrar em Tapera


O Grupo Escoteiro Cônego Bento de Tapera (RS) realizará em março, o Acampamento Distrital. Será nos dias 17 e 18, no Parque de Exposições José e Rosalina Koehler. O evento promete trazer muita gente ao município naquele final de semana.

Admiro e incentivo o movimento escoteiro pelo trabalho social que realiza com as crianças, futuros cidadãos e responsáveis pelo nosso amanhã. E neste sentido, das virtudes repassadas as que mais se sobressaem são o civismo, a cidadania e a disciplina. Existem outras. Enfim, o movimento ensina valores que constroem o caráter de uma pessoa. Se eu tivesse mais um filho ia querer que ele ou ela fosse escoteiro(a).

E eu já fui escoteiro. Acreditem. No início dos anos 70, foi criado um grupo aqui em Tapera. Não lembro de muita coisa, apenas de que nos reuníamos onde hoje é o pátio de descarregamento do Supermercado Santa Clara, aqui na Rua Rui Barbosa. Naquele local havia uma casa de madeira, onde residia a família do Ilmo Linné. E havia uma grande garagem onde aconteciam as reuniões. Lembro que uma vez fomos acampar na Linha Etelvina, interior do município, passar um final de semana no meio do nada, em um morro, que não lembro de quem era a propriedade. Lembro das atividades durante o dia e à noite, perto de uma grande fogueira, de dormir em colchões debaixo de uma árvore e de fritar ovos na pedra quente. Nunca mais esqueci aquilo.

Também lembro de um manual que havia, com capa dura. Havia nele muitas figuras e desenhos com truques, curiosidades sobre uma porção de coisas e dicas para se fazer o bem e muitas outras coisas. Era uma mini enciclopédia aquilo. Havia alguns exemplares em Tapera. Que, com o passar do tempo se perderam. Tentei obter uma cópia dele, sem sucesso. Gostaria de ter um exemplar para rever tudo aquilo.

Tem muita gente da minha idade que ainda está por aí e que vai se lembrar do primeiro grupo escoteiro de Tapera. Tento lembrar o nome dele, mas não consigo. Vamos ver se algum ex-integrante se lembra de alguma coisa e me fala.

Tempos maravilhosos aqueles… Vida longa ao movimento escoteiro. E, sempre alerta!



Comente


*