Preços
Tem certas coisas que não tem uma explicação lógica, por mais que o pessoal se esforce para fazê-lo. Uma delas é o preço das roupas. Por que ele tende a diminuir quanto mais longe nos distanciamos de nossa cidade? Já perceberam isso? Será que tem a ver com a quilometragem?
Uma calça, por exemplo. Como pode custar determinado valor em nossa cidade e em outra, num raio de 100 quilômetros, custar quase a metade do preço? E o mesmo produto custar ainda menos fora do Estado?
Sei que o lojista tem seus custos fixos. Tenho um pequeno negócio e sei bem como a coisa funciona. Numa empresa quem mais fatura é o governo com seus impostos (muitos e altos), e depois tem a folha de pagamento e o resto das contas. Mas, a formação do preço final de um produto é um mistério.
Quando eu era funcionário tinha uma visão da coisa e hoje, empregador, esta visão mudou. Mas, não tem explicação tamanha diferença nos preços.
E tem ainda aí a internet crescendo a passos largos, oferecendo produtos com preços e prazos encantadores e ainda entregues em casa.
Em tempo. Seria interessante o empresário local verificar o que poderia ser feito na sua empresa para atacar a fuga de clientes para outros centros, que não é pouca. Verificar o atendimento, a fidelização de clientes, o preparo dos atendentes, a formação de custos justos, entre outros, afinal quem “manda” na empresa é o cliente e se ele não aparecer o negócio não vai para frente.
A Acit tem frequentemente ofertado treinamentos, porém a procura não tem sido satisfatória. Lamentável.
Tem uma lei universal que diz: “Para quem paga é caro, para quem recebe é barato”.