O trânsito (doido) em Tapera
Há muito venho dizendo que transitar em Tapera (RS), tanto de carro como a pé, é complicado, por que o pessoal não respeita as regras e nem o próximo. Aliás, não sabe como deve se portar dentro de um veículo ou na via pública.
No último final de semana do ano, entre sexta e domingo, presenciei um monte de barbaridades no centro da cidade. E aí o cara que é motorista antigo fica pensando como é que esse pessoal tirou sua Carteira.
Bom, e se quem deve ensinar não o faz, aqui seguem algumas regras de boa convivência no trânsito.
1 – Pisca-pisca é para ser usado e serve para informar a quem vem atrás que destino você tomará. E quem vem em seguida deve observar bom espaço entre os carros.
2 – Espelhos também servem para serem usados e não para conferir se a beleza da beldade ao volante está em dia.
3 – No trânsito, a faixa de segurança, a preferência é sempre do pedestre. Mas, quem for pegá-la deve parar e se mostrar ao motorista e a sua intenção e não deverá vir correndo para atravessá-la. Às vezes, mesmo andando devagar, é difícil parar o carro a tempo e evitar acidente. Outra coisa. Faixa de segurança não é passarela. É para ser utilizada rapidamente.
4 – Na cidade existem ruas que são preferenciais e que precisam ser respeitadas.
5 – Velocidade acima de 40 Km/h é para estrada. Dirigir na cidade não é o mesmo que dirigir na estrada. E quando numa rodovia evite correr e ultrapassar onde não tenha visão: curva e subida. Mais uma coisa. Se bebeu não pegue o trecho, nunca.
Isso tudo não é nada complicado saber e praticar. Um bom motorista sabe disso e pratica sempre.
Comente