Blog do Sarico

Que Natal é esse?


Nesta segunda-feira é Natal e logo na sequencia chega o novo ano. E como passou rápido 2017, não?

Mas, afinal, que Natal teremos neste ano? Sim, por que ninguém fala nele, ninguém fala em dar ou receber presentes. E ninguém compra nada. A ornamentação da cidade está acanhada e nem as empresas e as residências se arrumaram para ele. As vitrines das lojas estão sem o espírito e nas casas, salvo uma guirlanda na porta, não tem nada. Raras são as que se preparam para a data máxima do cristianismo. Já repararam nisso? Deve ser a recessão, que fez o pessoal se retrair. O que vai acontecer, pelo que sondei, para que a data não passe em branco será um amigo secreto bem discreto entre familiares e colegas de trabalho e com valor estipulado, não ultrapassando os R$ 50.

Falando com o pessoal e vendo as notícias na imprensa sobre a recessão fico confuso. A televisão mostra a retomada do crescimento, mas não vemos isso nos municípios. O pessoal diz que não tem dinheiro, mas não perde festa. Como é isso? As pessoas tem dinheiro, sim, só que elas não estão fazendo-o girar e quem perde é quem precisa vender: o comércio, que tem seus custos fixos e que não são poucos. E claro, tem os corajosos que buscaram dinheiro pagando juro salgado por ele, nos bancos e fora deles.

Cheguei à uma conclusão sobre essa situação. Toda recessão é boa para que o pessoal coloque os pés no chão e comece a cuidar do seu dinheiro, sabendo quanto custa cada centavo. Outra coisa. Comprar por comprar, sem necessitar, não dá mais. Nos países de primeiro mundo, com economia estável e moeda forte, as pessoas não consomem mais como antes. Até elas aprenderam que as coisas precisam ser usadas pelo maior tempo possível. A dor ensina a gemer.

E aqui no Brasil precisamos torcer para que a economia engrene de verdade e que o brasileiro comece a usar seu dinheiro com a cabeça e não com o coração. É preciso saber três coisas: 1º não se pode gastar mais do que se ganha, 2º é preciso economizar e 3º pagar as contas efetuadas. O dia que o brasileiro conseguir fazer isso o mundo se ajoelhará aos seus pés.

Mas, e o Natal, o verdadeiro?

Um Feliz Natal a todos.



Comentários

Comente


*