Blog do Sarico

MDB: retorno às origens


E o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), criado em 1965, durante o regime militar, está de volta. Em 1980, ele havia se tornado PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Só falta, agora, ressuscitarem a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que defendia os militares.

Nos anos 60 e 70, durante o bipartidarismo, eram as siglas que pautavam a política brasileira.

Falando em ARENA, em 1980, ela deu origem ao PDS (Partido Democrático Social), depois PPR (Partido Progressista Renovador), PPB (Partido Progressista Brasileiro) e agora é PP (Partido Progressista). Teve uma dissidência sua que virou PFL (Partido da Frente Liberal) e agora é DEM (Democratas).

O MDB é o maior partido do Brasil, com mais de 2,3 milhões de filiados. Além disso, tem o presidente da república, elevado ao cargo através de golpe como dizem os petistas, e o maior número de governadores, senadores e deputados federais, e grande número de deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

O MDB, desde que terminou o governo militar, está no poder. Assim sendo, esteve sempre junto nos acertos e nos erros do País, inclusive nos escândalos que estremeceram a nação. E agora está na “vitrine”, sem nunca ter elegido um presidente nas urnas. É aquela história do lugar certo e na hora certa.



Comente


*