Não é para todo mundo
Desde sempre o homem busca para si e para os seus democracia e liberdade, mas existem países que não sabem o que é isso e seu povo nunca sentiu o gosto do fazer sem medo, do ousar, desde que respeitando o próximo e também as leis. Em Cuba e na Coreia do Norte, para citar apenas estes dois, pessoas com menos de 50 anos não sabem o que é liberdade e democracia. Nem imaginam o que é e o que poderiam fazer com elas.
Mas, analisando os últimos acontecimentos no Brasil, onde pessoas são eleitas e pagas para trabalhar em favor do povo que os elegeu e se passam do limite de sua atuação ao pegar um dinheiro que não é seu e também recebendo por fora, de forma ilegal, me fazem pensar uma coisa: o brasileiro vive em uma democracia e tem liberdade, mas não sabe usá-los. Não sabe lidar com eles. Liberdade e democracia é para quem sabe usufruir de forma intensa e consciente.
Se comparado aos anos que a humanidade vive em comunidade pelos quatro cantos do mundo, o Brasil, com pouco mais de 500 anos, é uma criança ainda e tem toda uma vida para aprender. E a minha dúvida é se estarei vivo para ver nosso povo fazendo bom uso de ambos. Sim, por que um dia o brasileiro terá de acordar e saber que precisa viver de forma correta e de verdade.
Comente