Blog do Sarico

Ainda as provas


Nesta semana, lendo um artigo em uma página de um site jurídico na internet, chamou minha atenção que um advogado, com atuação no STF, em Brasília, disse que na Operação Lava Jato existem provas e muitas contra os envolvidos e dizer que elas inexistem é um grande equívoco. Segundo ele, a defesa precisa convencer os juízes de que seu cliente é inocente. Mais. Quem pratica crime não deixa provas. Mas, necessitando de ajuda para executá-lo terá de correr riscos, pois mais pessoas poderão vir a saber do esquema, com uma espécie de corrente. “O meu amigo tem um amigo que tem um amigo e assim por diante…”.

Conforme ele ainda, a tradição jurídica brasileira diz que indícios veementes são suficientes para condenar. E indício é prova? No Brasil, pelas suas leis, de acordo com ele, é.

Mais uma coisa que ele disse. Na tradição jurídica brasileira os advogados não lidam com o mérito e sempre lutam pela nulidade, que é mais fácil. E questionar e criticar uma operação montada em cima de provas e com muitos indícios vale? “Vale! É do jogo democrático”, disse o advogado.



Comente


*