Blog do Sarico

Alta qualificação


Img_002Há muito venho ouvindo que as empresas de Tapera desejam contratar gente, mas esbarram na falta de qualificação do pessoal. Sabemos que existem vagas no município, porem estas somente serão ser ocupadas por pessoal com conhecimento, preparado.

Dia desses ouvi um vereador falar que as empresas é que deveriam dar essa qualificação ao pessoal, mas não é bem assim. Hoje em dia, com essa concorrência e mercado efervescente, dinâmico e em alta rotatividade, elas querem gente “pronta”, que chegue e comece a trabalhar. Aliás, gente “pronta” já chega ganhando bem mais do que a média, afinal a diferença é que faz a diferença.

No mês passado, tive a oportunidade de fazer uma visita técnica a AGCO de Ibirubá e fomos ciceroneados pelo diretor-geral da empresa. Lá dentro, sem poder tirar fotos, devido exatamente à concorrência em um setor delicado e competitivo, vi como é a linha de produção da empresa, que é uma das líderes mundial no segmento plantadeira. Estive da entrada das peças, no seu armazenamento, na montagem, na área de soldagem (robôs), na limpeza, pintura, controle de qualidade e expedição. Do que vi lá dentro algumas coisas chamaram minha atenção: a organização, a limpeza e o comprometimento do pessoal, além da busca constante pela qualidade e o tempo. Essas empresas não têm tempo para formar alguém. É tudo muito corrido, quase cronometrado. E, por ser uma multinacional, a cobrança é muito grande. Da matriz aos milhões de clientes que escolhem um bom produto no mercado.

Na verdade, as empresas querem gente que chegue pronta e que entre no time dando continuidade ao esquema pré-estabelecido. É assim que é e não vai mudar. Quem quiser um bom emprego e ganhar acima da média precisa se preparar. E tudo por sua conta.



Comentários

Comente


*