Blog do Sarico

Acerto de contas


adrianegaliteuprotestodilmainstagranNa última quinta-feira, 11/05, ao longo das quase cinco horas de depoimento que Lula prestou no interrogatório comandado pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba, o ex-presidente confirmou tudo aquilo que a maioria do povo brasileiro já estava convencida.

Para mim não houve surpresa alguma nas suas colocações, afinal venho acompanhando pela mídia o desempenho dos seus advogados, todos pagos a peso de ouro, orientando-o a negar tudo, sempre, e a ganhar tempo.

No depoimento, Lula se defendeu, o que era esperado, afinal nenhum acusado confirma o crime praticado e irá jurar inocência até a morte. Isso vale até para quem rouba para comer. Mas, ele não foi convincente em momento algum e ainda se contradisse em uma série de coisas. Vejamos:

Sobre o tríplex. Lula afirmou que, depois de 2005, só voltou a discutir o assunto em 2013, mas o jornal O Globo revelou, em 2010, que o então presidente era dono de uma cobertura no Guarujá (SP), o que à época foi confirmado pela presidência da República. Está nos autos.

Lula disse também que “todo vendedor quer vender de qualquer jeito”, se referindo a Leo Pinheiro, então presidente da poderosa OAS. Mas, será que um homem desta importância se prestaria a insistir na venda de um mísero apartamento, um trocado para ele visto as obras que constrói?

Lula também disse que não tem nenhuma influência no PT, mas sim na sociedade. Será mesmo? Nunca esquecendo que o partido queria José Dirceu, em 2010, e Lula bancou Dilma sozinho, no peito. E levou. E agora quer Gleisi Hoffmann, que aparece sempre ao seu lado nas fotos. Repare.

Enfim, Lula disse que não sabia de nada e que não ganhou nada. Será mesmo? Você colocaria sua mão no fogo por ele?

E quando o PT fala em conspiração internacional com o que estão levantando contra Lula, o problema é que infelizmente acertaram a testa do ex-presidente da República. Não é por que é o Lula, mas por que o atingido foi nada mais nada menos do que o ex-presidente de uma das maiores nações do planeta. Só isso.

Como os petistas falam sobre esta situação toda parece que nada aconteceu neste País, ninguém roubou nada e ninguém recebeu nada e tudo que se fala por aí é mentira inventada pelo MPF, pela mídia e pela direita. Mas, e a Petrobras? O que houve com ela que está balançando sobre as próprias pernas? Pegou gripe? E com toda a contabilidade e provas que a Justiça possui não tem como achar que nada houve no Brasil e que tudo que se fala é mentira. Quem diz isso dá impressão que os brasileiros, os de bem, os que se indignam com tudo isso aí, estão errados ou são cegos, surdos e mudos.

O Ministério Público, com a ajuda da Polícia Federal, levantou um monte de provas e agora cabe a defesa defender o réu que, pelo que vejo e ouço, é o chefe do esquema todo, e caberá à Justiça julgar os dois lados. E quem tiver mais densidade nas suas colocações e documentos levará. É como num leilão: quem tiver mais ganha. Nesta história, alguém terá de vencer e a outra parte irá presa. Bem simples assim.

Outra coisa. Essa história se questionar a Justiça somente é possível em países livres e democráticos. Bem ou mal, certo ou errado o que vale é a Justiça e ela somente se posiciona tendo subsídios nas mãos.

Nesta semana um amigo me disse, com uma convicção assustadora, digna de um guarda pretoriano, que o Brasil somente irá bem com Lula na presidência. Eu não respondi, por educação e respeito, mas, isso aí que está exposto é vergonhoso e um grande escarnio quando vindo de quem deveria zelar pelo país e pelo seu povo.

Que tem contas a acertar com a Justiça que se vire, agora, e ela – a Justiça – que começou uma obra faraônica que a conclua de modo satisfatório.



Comentários

Comente


*