Poder absoluto
Nos últimos 30 anos, quem mandou no Brasil? Seus presidentes? Nada disso. Quem mandou (e desmandou) foram os Odebrecht. Primeiro com o patriarca Norberto, depois com o filho Emílio e agora com o neto Marcelo, que está preso. A família fez e aconteceu nestas últimas décadas, apenas “molhando” a mão dos políticos. De todos os grandes caciques do cenário político nacional. Pessoas, com poder absoluto nas mãos, se ajoelhavam e beijavam a mão dos Odebrecht, quase que diariamente em busca de dinheiro.
Marcelo Odebrecht, ex-presidente da construtora, na delação premiada, contou fatos históricos do País e a cada dia surge um novo nome na turma dos “compráveis” de Brasília.
Os vários diretores da empresa, que também optaram pela delação premiada, igualmente estão dando muitas informações e provas à Justiça tentando livrar sua cara ou diminuindo o prejuízo contra si perante a lei. E os números assustam. Onde já se viu fazer bingo para construir obras? E onde já se viu político ter tabela de preço para atuar em favor dela? Gente, que vergonha isso.
Um destes diretores, no Fantástico, debochadamente, disse que os diretores da Odebrecht se divertiam ao ver a humilhação de poderosos pedindo dinheiro à ela. Eu, como brasileiro e pessoa de bem que honra seus compromissos e acata a lei, me sinto extremamente envergonhado com tudo isso. O constrangimento a que nós brasileiros estamos passando pelos nossos representantes eleitos, não tem dimensão.
E pelo visto a coisa não para por aí. Esse mesmo diretor disse que a grande imprensa brasileira sabia de tudo e que também ganhou o seu. Mas, até a imprensa? Que coisa!
E aí pergunto: quem neste País presta? E o pior de todos são os eleitores que perpetuam essas pragas em Brasília, como se fossem obrigados a fazê-lo.
Este dinheiro que a Odebrecht pagou todos estes canalhas ao longo destes anos todos não saíram dos seus cofres, mas dos cofres públicos através de superfaturamento das muitas obras construídas em todo o País. E foram bilhões e bilhões que poderiam ter sido usados em favor do povo e não o foram.
E eu fico imaginando, com tudo isso que acontece, com provas que alguns insistem em dizer que não existem, se os ex-presidentes Lula e Dilma de fato não sabiam de nada e se não receberam parte do dinheiro. Será mesmo? Sabendo que esse mar de lama, para não dizer e outra coisa que fede, atingiu a todos, indistintamente.
José Serra e Aécio Neves e outros políticos da Direita estão sem moral para cobrar qualquer coisa. Estão fora do jogo e se queimaram feio. Lamentável! Se a situação se vende e a oposição também o que resta ao País?
Comente