Blog do Sarico

A média da soja


A média da soja 1Nesta semana, conversando com alguns amigos agricultores quis saber deles como anda a colheita da soja na região e os mesmos me deram um monte de números como médias alcançadas. No final das contas soube que estas grandes médias aconteceram em algumas partes da lavoura e não em sua totalidade e que esta deverá ficar mesmo entre 65 e 70 sacas, o que não deixa de ser um baita resultado.

Falando nisso lembrei de quando a comercialização de soja iniciou aqui na região, no final dos anos 60 e início dos 70, com o empresário Osvaldo Henrich, que montou o seu negócio de recebimento do grão no prédio localizado na esquina do Tenarião, entre as ruas Tiradentes e Mauá, e onde hoje está o escritório dos seus familiares.

Lembro que, naquele tempo, enquanto brincávamos nos montes se soja, víamos o pessoal trazendo sua produção em carretão puxado por um trator. Imagine… Hoje em dia, a coisa é feita em grandes caminhões que precisam aumentar de tamanho a cada safra devido ao aumento da produtividade.

E falando em produtividade, lembro também que o pessoal falava e enchia a boca para dizer que colheram 15 sacas… por saco, de média. Hoje, algo assim não tem explicação e a alta tecnologia proporciona médias muito mais altas.

Depois disso o pessoal passou a falar em 20 sacas e alguns anos depois em 30, aí já por hectare, até que se chegou à média de 40 sacas por hectare, num passado não muito distante. Hoje, com a agricultura no estágio em que se encontra o pessoal chega a 75 sacas fácil e em alguns anos atingirão as 100 o que deixaria o Brasil ainda maior no setor e muito bem na “foto”.

O problema seria o preço do produto e os resultados das lavouras nos EUA, mas aí é outro problema, que não depende do nosso agricultor. O tal do mercado.



Comentários

Comente


*