Contas rejeitadas
O prefeito de Tapera, Ireneu Orth, que teve suas contas de 2011 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com 16 apontamentos contrários, esteve na segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores, para se defender e tentar convencer os vereadores a aprová-las.
O prefeito, em pouco mais de 75 minutos, foi convincente nas suas explicações. Sobre a instalação da Acople em Tapera, Orth disse que entrou no grupo de investidores locais para “puxar” a frente e que para isso usou uma de suas empresas, a Transorth, e que depois que a Acople engrenou, ele se afastou do grupo, sem nada ganhar. Segundo ele ainda, a área foi doada ao município para que indústrias fossem instaladas nela e que existe, sim, uma cláusula de reversão. A Acople, segundo seu gerente, que também esteve presente na oportunidade, não é proprietária da área em que se encontra, por que a mesma não está legalizada e que por isso não consegue financiamento. Segundo ele ainda, a Acople cresceu graças à perseverança dos seus sócios.
As contas, para serem aprovadas, necessitam de 2/3 dos votos, ou seja 06, e o prefeito possui 04 na Casa. Se os vereadores a aprovarem a vida seguirá normalmente, mas se as rejeitarem ai começará a via sacra do prefeito e do seu vice, Beto Visoto.
Pelo que se ouviu na Câmara, na segunda, Ireneu Orth somente obterá os 06 votos de que precisa com muita habilidade e humildade. A ideia da maioria é pela rejeição como se verificou nas manifestações em plenário.
Em 08 anos, o prefeito Ireneu jamais foi à Câmara de Vereadores e não teve política de aproximação com seus vizinhos de poder e agora, no apagar das luzes do seu quarto governo, precisa dos votos de 2/3 deles. Como Orth obterá os 02 votos de que precisa é uma incógnita.
Esta foi a terceira vez que o processo das contas tem pedido de vistas na Câmara. Agora, ficam faltando duas sessões para o encerramento do ano e da atual legislatura e as contas precisam ser aprovadas ainda neste ano. De repente, a votação acontece nesta segunda-feira, 19/12.
Ireneu Orth também falou sobre os projetos que ressetoriza os terrenos no município e que fixa os valores do IPTU, falando da importância para Tapera que os mesmos sejam aprovados na Câmara sob pena de que serviços públicos venham a parar no próximo ano. A aprovação destes projetos também é uma incógnita na Câmara. Aumento de impostos para político é mais ou menos como falar de corda em casa de enforcado.
Não culpamos o prefeito, a ideia foi boa e a orientação péssima. Será que ninguém de seus assessores informou ele que o fato de ser sócio de uma empresa que se beneficiou de um bem público poderia pegar mau aos olhos do Tribunal de Contas. E a informação … “A Acople, segundo seu gerente, que também esteve presente na oportunidade, não é proprietária da área em que se encontra, por que a mesma não está legalizada e que por isso não consegue financiamento”… acho que não procede, pois tempos atrás vi no jornal que o município passou a escritura das terras para a empresa, por isso essa foi adquirida por outra de ibirubá. Tendo escritura, sim, eu sou dono. E vendo as postagens anteriores percebi que infelizmente, o novo prefeito também não estará bem assessorado administrativamente. Pena.
Como foi a votação sarico
Pé grande foi pro vinagre, agora o volmar se livra da delcia e a gelci, senão vai dançar também
adorei esse comentário… falou tudo
É e eu que achava que estava tudo bem, me enganei.
Sarico, se essas mulher prejudicaram o Prefeito, tem que mandar embora mesmo.
O ireneu se assessorou mal o juridico aonde estava.
Vcs vão ver vinagre, mexeram com quem tava quieto e so trabalhou para comunidade. Pela primeira vez na minha vida de quase 76 anos que vejo alguém ser condenado por ter feito, por ter trabalhado, com seriedade para uma comunidade onde só fez coisas boas. O velinho lá de cima não votou, mas fiscaliza. Aguardem, tudo a seu tempo.
Fazer só coisas boas é trabalhar dentro da Lei. Agora, o TCE não achou dessa maneira…
Foi uma votação politica partidaria, quando deveria ser uma votação politica. A pergunta a ser respondida é o que estes edis que votaram a favor de um relatório seletivo fizeram em prol da comunidade ? Houve um julgamento através de um parecer que com certeza teve um advogado na elaboração. Não foi oferecida a defesa na mesma proporção ao prefeito, que deverá buscar no judiciário a reparação para tamanho cerceamento de defesa. Acho bom o relator pedir ao advogado que fez o julgamento o que isso significa.
O processo no TCE faz CINCO ANOS que está correndo, mostrando os apontamentos irregulares e recebendo a mais ampla defesa do administrador. Houve recursos analisados pelo Tribunal durante todo esse tempo. Direito de defesa estendido por todo esse tempo. Agora (2016) o processo veio parar na Câmara Municipal, que deve, unicamente, aprovar ou não aprovar o relatório do Tribunal. No entanto, o Legislativo deu mais uma chance ao administrador para fazer a sua defesa no processo perante os vereadores. Por mais de 1:20 h prestou seus esclarecimentos aos componentes do Legislativo taperense. Me perdoe, mas não cabe falar em hipótese nenhuma que houve cerceamento de defesa. Por outro lado, a análise do processo é técnica e seu julgamento tem como base esse fundamento técnico. Se o administrador errou, deve acertar, e se a Lei cobrar alguma coisa, deve pagar. Fosse político, sua análise e julgamento estaria afeto à Justiça Eleitoral. É bom não confundir as coisas. ok!
Concordo com o último comentário. Mas realmente o prefeito deveria se livra da “D” e da “G”, essa última acha que manda mais que o prefeito.
Sarico. Alterar contrato social de empresas é coisa interna da empresa, se ninguém for avisado ninguém fica sabendo, a exemplo, se amanhã vc alterar o contrato da tua empresa acrescentando mais sócios e não avisar os secretários da prefeitura, eles não tem a obrigação de ficar sabendo é uma coisa interna tua.
Palavras bonitas não resolve…e a “D” e a “G” merecem sair pois deviam de ajudado o prefeito ,mas não sabem nada .
Pelos comentários parece que a lei orgânica do município foi feita depois de 2011.
Só para lembrar aos que tentam denegrir a imagem de outros que cuidem de seu nariz. Em 2011 a “G” não era secretária, era o “LRS”
tche. vamos dar nome aos bois. pois a verdade não pode ser punida. em 2011 o secretário não era a senhora Gelsi Kunzler. mas sim o senhor Luiz Renato dos Santos. então quem assessorou mal o prefeito não foi a Gelsi mas sim o Melado. e pode colocar os nomes dos dois Sarico. por que é a pura verdade. não estou falando mal de ninguém. não morro de amores pela Gelsi. mas por favor culpar ela pelo ano de 2011, menos, menos. quem deveria ser culpado então ( é não sei se foi culpado) deveria ser o melado. apenas acho que não devem culpar quem não tem culpa.
Te cuida volmar , esta tua equipe é de cadeia
Falou-se em equipe técnica que não orientou o prefeito Irineu, imaginem o que vai acontecer com o novo prefeito, se a equipe “técnica” é praticamente a mesma, os apontamentos irão continuar ou pior serão mais apontamentos.
A equipe técnica que orientou o prefeito em 2011, era chefiada pelo “M”. Quer que eu desenhe? Vê se entenda isso.
voce quis dizer que era chefiada pelo derivado de cana de açucar?
Como tem gente mal agradecida, vejam so, em 2011, o secretario de administracao, foi o irmao do vereador Pipe, Renato dos Santos, o mesmo que emprestou dinheiro para a acople, ganhando juros, o que diga-se na verdade, nada de errado, porem o vereador Pipe, foi uns dos 5 VEREADORES, que votou contra e fez barulho para os demais tambem votarem. Alias, o que fizeram em prol do municipio estes vereadores que votaram contra o Pe grande? Votaram de medo, pensando que ele venha a ser candidato novamente um dia, mas confesso a vocês, pelos furos que deixaram, na justiça, o prefeito (se quiser) tira todas, pois não ouve prejuízo para o município, pelo contrário, viabilizou empregos, e aumento de ICMS. Nunca imaginei que, quem não fez nada para o município, tenha condenado quem dedicou uma vida, de realizações pelo seu povo. Isso não pode ficar assim, Ireneu, estou contigo não te mixe para estes caras que ainda não se conformaram com a derrota na eleição.
Com a equipe que o volmar esta montando , coitado , vai se preparando, o prefeito que cometer erro paga com o patrimonio pessoal.
Os unicos derrotador nas eleições de Tapera é o povo. Espere e o tempo dirá.
coitado volmar volta pro interior
Vereadores……..CPI já , !!!!! vamos descobrir tudo só assim vai acabar este bate boca.
As contas foram rejeitadas e pronto, o prefeito que vai se defender e vida que segue, oque não dá é fazer posse de vitima , tenha paciencia.
Quem nunca fez nada por Tapera, e que usufruírem da Prefeitura, estavam lá , torcendo para dar tudo errado, só pq perderam a “boquinha”, agora viraram o prato que comeram. Coitados.
SE deve vai pagar , senão deve vai ser absolvido, mas agora que a camara deu um sussega no pé grande deu
Falam muito em fazer por TAPERA?????????
Agora deixam o homem em paz , esta acabando o mandado, opa, pode ser que fique de consultor do volmar , te cuide bixo veio que a coisa é pesada…..
e aquele assessor de deputado gritando como gazela
O ireneu foi um bom prefeito só que deixou o rabo de fora , e os vereadores pegaram , tó sabendo que em março quando voltar a camara a funcionar vai ser apresentado um pedido de CPI , quero ver o seu volmar aguentar a pressão, cuidado volmar vc não é má pessoa só que se cercou de pessimos assessores, e não te esqueça quem responde apartir de janeiro é vc, com o patrimonio se for necessario
vai ter CPI em março , e se o volmar não se cuidar já vai largar se comprometendo ,reformula esta equipe ai , urgente
Vai ter CPI na tua casa, e nas tuas contas, cuida do teu nariz e do teu rabo que deve ser o maior de todos. Se for feita CPI, tomara que seja, nas contas do atual Prefeito, com certeza vao ter que devolver dinheiro pra homem. Nao conheco nenhum politico na historia, que pagou a folha do pessoal com seu proprio dinheiro, e nao foi so uma vez, so perguntar para quem trabalhou com ele no primeiro mandato em 1983. Estes vereadores que votaram pela reprovacao das contas de 2011, Nao interpretaram o parecer, do Conselheiro Estilac Xavier, votaram (a favor do paracer) e saíram por ai contando lorotas, encima de um comentário, feito por um “advogado” suspeito, onde todos tinham um único objetivo denegrir a imagem do administrador, não provaram nenhum rejuizo ao município, (que alias não existe, não tem como provar) se negam a admitir publicamente, o que foi realizado e o correto e quem ganhou com a instalação da empresa em tela foram seus funcionários e o município, em tempo, os mesmos vereadores, quando da instalação votaram a favor do emprendimento e se vangloriavam, então cade a moral destes caras. Agora votaram pensando em prejudicar o prefeito, quem pode sair prejudicado e a empresa, seus funcionários e o município. E o povo vota nestes cara. Pior de tudo isto, estes mesmos vereadores, ficam falando mentiras por aí, e a conversa vai se espalhando cada vez diferente, so espero que um homem que tem uma história de mais de 45 anos de serviços prestados e realizados para a comunidade local, regional, estadual e até federal, muitos deles gratuitamente, muitas vezes deixando seus interesses e família de lado, para resolver assuntos de todos, não desanime por isso, são apenas alguns mal intencionados que fizeram isto.
Vai ter CPI sim , o cara ai de cima tá com MEDO, não adianta sapatear o requerimento já tá pronto , vai pedir CPI , de ponto especifico como manda a constituição a lei orgânica e o regimento interno da câmara,hoje em dia com o portal da transparência ficou fácil juntar dados , por isso o embasamento vai ser bem feito lá por março ou mais tardar abril , será apresentado a mesa, BASTA SÓ 3 VEREADORES ASSINAR , fique claro isso eu sei oque estou falando,claro que ai muita gente vai gritar mas algum caminho vai se dado a este documento, UM AVISO AO PREFEITO QUE ENTRA, prime sua admistração pela retidão e correção senão vai sobrar para ti também,te desejo boa sorte.
Só o prefeito que não faz nada, e que não tem problemas. Único problema destes a gastar o dinheiro do salário. Este e o entendimento dos aproveitadores permanentes.
CPI já quem não deve não teme.
O volmar esta emparedado , de um lado os aliados do prefeito ireneu de outro o PMDB , estou sabendo que a debandada é grande, vai governar sem apoio politico, tá ferrado se não abrir o olho.
As pessoas tem que pensar na cidade, no seu povo, e não querer ferrar o administrador, pois neste caso todos perdem, inclusive quem acha que vai ferrar. Que odio tem estas pessoas, MEU DEUS, tem que pensar pelo bem.
ERROU vai pagar é para o pobre ou o rico até mesmo os poderosos assim é que funciona a democracia e a justiça
olho na G e na D..secretariaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas
CPI na prefeitura é questão de tempo, a sorte do volmar que ele ainda terá a maioria, até quando só Deus sabe.
prefeito vai deixar monte de financiamento pra pagar claro que pelo bem da comunidade .
Quanta conversa mole destes opositores a Tapera, querer forçar que o povo acredite no que falam. Estes caras querem dar a entender ao povo que o mal desta vez vai vencer o bem. Aguardem….. Não tem nenhuma prova do que estão falando, nem vão encontrar porque não existe.
que conversa do bem o do mal, tira esse blog fora do ar sarico, vc só tá semeando a discordia.