Blog do Sarico

Patriotismo


patriotismo-1Na quarta-feira (07/09), feriado da Independência, nem parecia ser a data máxima do Brasil, isso porque as comemorações foram opacas por todos os cantos. Nada a ver com os desfiles e as manifestações cívicas de antigamente. Deve ser o momento por que passa o País. O brasileiro está desiludido com a política e seus políticos e com a economia e está descontando do lado errado, quando deveria fazê-lo nas urnas. Em todos os estados da federação.

A pátria é nossa segunda mãe e devemos sempre adorar e defendê-la. O Brasil não tem culpa pelos nossos votos.

Falando em comemorações de 7 de setembro, lembrei dos desfiles de antigamente aqui em Tapera. Primeiro no palanque de madeira que era armado na calçada da então Praça Olavo Bilac, na Avenida XV de Novembro, bem em frente do prédio onde está hoje a lotérica e outras empresas, e depois, na Rua Rui Barbosa, onde hoje se encontra o Altar da Pátria. Quando estudava na Escola Dionísio integrava a Banda Marcial Alonso Sampaio, tocando uma “tarola”. Um mês antes do desfile nós ensaiávamos pelas ruas da cidade. Era uma festa aquilo, e depois nos apresentávamos para a comunidade em frente ao Altar da Pátria. Chegávamos a sonhar com o desfile. E sempre de olho no tempo, se ia ou não chover. Hoje, isso não existe mais e nossa juventude, pelo menos boa parte dela, mal sabe o que é civismo, o que é uma pena.

Apesar de todos os pesares, viva o Brasil, todos os dias.

Em tempo. A foto ali no alto foi tirada no Altar da Pátria, após um desfile cívico de 1978. Na foto, aparece ainda o saudoso prefeito João Maximiliano Batistella, de terno branco, no alto.



Comentários

Comente


*