Blog do Sarico

A política na região


bebe ponteA política começa a se afunilar na região do Alto Jacuí, no norte gaúcho, por conta das eleições de 02 de outubro. E a pressa, ao que parece, chegou aos partidos para a definição de nomes e coligações. Não há nada definido ainda, mas diante dos comentários a coisa começa a criar forma nos municípios. Mas, ainda há um longo caminho pela frente.

ESPUMOSO – O PP é o primeiro partido da região a definir seus nomes para o pleito. Vai com o prefeito Derly Helder tendo como vice o vereador Beto Voguel.

O PP realizou uma pesquisa junto à população para saber quem seria seu candidato a prefeito. E, ao que parece, deu Derly. Inicialmente, ele teria dito que não iria à reeleição. Com a decisão o partido apostou em Beto Vogel. Inclusive lançou nota definido isso. Depois, Helder voltou atrás e decidiu concorrer provocando uma reviravolta no processo.

O PDT está definido com o vereador Douglas Fontana tendo como vice o ex-prefeito Zelindo Signor Neto, o “Zelo”.

E o PMDB, assim como o PP, deverá largar com chapa pura, com João Pedro Bertani. Seu vice ainda não foi definido.

LAGOA DOS TRÊS CANTOS – Dionísio Wagner deverá ser o indicado do PP. E o PMDB deverá largar com a atual vice-prefeita Juliane Kempf. Os vices não estão definidos e os partidos procuram alguém com densidade suficiente para empolgar o eleitor neste primeiro momento. E há vários nomes na lista.

Já ouvi falar na dobradinha Dionísio e Juliane, numa coligação entre PP e PMDB. Existem forças contrárias no município, dos dois lados, que não desejam a mesma. Mas, tem quem simpatize com ela.

SELBACH – O prefeito Serginho Kuhn (PMDB) irá à reeleição tendo como vice a sua atual, Stelamaris Gobbi. E pela oposição, o vereador e ex-prefeito Rudi Seger (PP) deverá ser o indicado tendo como vice o ex-vereador Sérgio Demaman. A dobradinha ganha força nas conversas com o pessoal do outro lado do Colorado.

A coligação ou o consenso pretendidos pelo PMDB não acontecerão. Não tem como sair levando em conta o passado político recente do município e a sua situação atual.

TAPERA – Aqui, o vice-prefeito Volmar Kuhn é o candidato do PMDB com a unção do PP. O vice ainda não está definido, mas existem vários nomes para o cargo. Já o PTB, largará com o ex-prefeito Luiz Antônio Brunori, tendo como sua vice Claudete Grave (PSB). Mas, nada oficial. No papel.

Alguém ligado ao PDT me confidenciou que a maioria do diretório deseja a permanência na Aliança Democrática, junto com PMDB e PP. Com a indicação de Claudete para vice, o partido não tem por que ir para a oposição, pois o cargo havia sido prometido a ele anteriormente.

O PT ainda não decidiu se vai só ou quem apoiará.

O certo é que, em todos estes municípios, poderá não se confirmar o que se desenha hoje, exatamente pela dinâmica da política e as “necessidades” de cada político. E estas são muitas. Nada está definido até o apito final. E neste período é proibido colocar a mão na bola dentro da área ou derrubar o zagueiro nela. O juiz está atento ao “jogo”.

E nem o consenso está sepultado. Ainda há muita água para passar por debaixo desta ponte.



Comentários

Comente


*