Blog do Sarico

Suco de quentão


Suco de quentão 1Gosto das festas juninas pelo pinhão cozinhado na água e o quentão. Sempre que posso dou uma conferida nelas para matar as “bichas”. Na sexta-feira fui ao Tenarião, para participar de uma dessas festa de uma escola taperense. E lá dentro fui direto para o quentão, pois estava frio e o clima pedia uma bebida quente. Comprei a ficha e fui para o balcão, onde pedi um copo. Peguei-o e fui para o meio do povo, para falar com o pessoal. Quando provei a bebida a minha decepção. O quentão era feito com suco de uva e ai lembrei da proibição da comercialização de bebida alcoólica nestas festas que envolvem crianças. Ciente da lei, tomei a bebida e foi só aquela. Muitos adultos que estavam do meu lado e na altura dos meus olhos, não bebiam nada. Mas, estavam lá para prestigiar seus filhos e sua escola.

Não questiono lei nem uma determinação judicial. “Dura lex, sed lex” (a lei é dura, porém é a lei”. Apesar de não concordar com elas, às vezes, é preciso obedecê-las. Agora, em época de vacas magras, onde as escolas penam por falta de recursos que não chegam do Estado, que momento este de uma festa junina para se fazer um caixa extra, não?

Festa junina sem quentão é igual a picolé de xuxu.

Lembro de quando era pequeno, todo mundo tomava quentão de vinho nas festas juninas e era uma alegria só. As escolas faziam um bom caixa e todo mundo saia feliz e bem das festas. Será que a coisa mudou tanto assim nestas últimas décadas? Também lembro que o pai e a mãe controlavam os filhos só com o olhar. Hoje, se olharem de uma forma mais dura a eles, correm o risco de darem explicação às autoridades. A vida anda dura por que a gente não tem, “balanço” e responsabilidade.



Comentários

Comente


*