Blog do Sarico

Inclusão escolar


imagesEm nome da inclusão, o governo quer acabar com as APAEs ou ao menos diminuir a sua atuação. Na verdade, ele quer que todas as crianças estudem juntas em uma escola regular. A ideia é boa e o assunto é bem complicado. Mas, será que as escolas regulares estão preparadas para atender crianças e jovens portadores de necessidades especiais? As APAEs estão ai e o seu bom trabalho é comprovado em todo o Brasil.

Outra coisa. Haveria produção e progresso na sala de aula, sabendo que uma criança ou jovem com necessidade especial não pode acompanhar e nem render como uma criança considerada normal? E o que pensam sobre isso os pais dessas crianças, das normais e das especiais? O assunto é delicado e rende extenso debate. Deve ser revisto, sim.

Em uma reunião recente da APAE Tapera, ouvi uma mãe, preocupada com sua filha, conversando com uma professora sobre a educação especial. Pela conversa das duas, senti que a questão na APAE gira em torno da repetição, para que haja a devida compreensão. E que isso é normal em uma Escola APAE, e que não existe tempo para o aprendizado. Mas, será que essa repetição e demora no aprendizado funcionariam em uma escola regular? Haveria essa tolerância em classe e também nas casas?



Comente


*