Finalista dourado
Ontem, fui ao Poli ver o América/GF/Fepol/Marasca passar pelo Arsenal (Não-Me-Toque) e alcançar a condição de encarar mais uma final da Série Prata e, de lambuja, marcar passagem para a Ouro 2014, junto com os grandões do futsal gaúcho, e onde Tapera faz parte de uma história que começou em 1972.
Com o Poli entulhado de gente, com um público jamais visto nesta temporada em toda a competição, vi o América subestimar o Arsenal, que jogava sem três jogadores – Túlio, Ranieri e Lukinha. O time de Ronaldão, sem Maico e Douglas, entrou em quadra apático e opaco. Levou o gol cedo e, como que por encanto, acordou e foi para cima do adversário que se encolheu. Só que o América, que tem mais time, mais futebol e melhor preparo físico, abusou de errar. Com o primeiro período terminado em 1 a 0 para os não-me-toquenses, eu quase surtei com o time pelo que apresentava em quadra: não marcava e não fazia gol. O time teve inúmeras oportunidades ao longo da partida: contrataques, chutes com o gol vazio e quatro tiros livre direto. Eu disse 04. O América errou tudo e demais. E eu, lá no meu lugar, na tribuna de honra, me arrebentando de tanto gritar e empurrar o time, sem ser ouvido. Cardíaco, que não é o meu caso, enlouqueceria antes de ter um pire-paque com um time jogando daquela maneira. O pessoal achou que o juiz ajudou o América e eu acho que o América não se ajudou, porque joga muito mais do que aquilo. É só pegar a tabela da competição, nas três fases e ver.
Para se ter uma ideia do que o América aprontou ontem, ele errou 04 tiros livre direto, errou meia dúzia de chutes pelo alto contra um gol sem ninguém na área e num lance, o time subiu com 3 jogadores contra um e conseguiu não marcar. Eles – os jogadores – fazem umas coisas que parece ser de propósito só para enlouquecer a torcida.
Depois que o Nuno entrou e “esquentou”, o time melhorou. E ai até Fabinho e Márcio começaram a jogar. E o Maurício lá na frente também fez a sua parte e bem. Se o América subestimou o Arsenal, levou um safanão no jogo para acordar na hora certa e fazer o que tinha de fazer, jogando em casa e no calor de sua barulhenta torcida. O time de Ronaldão é infinitamente superior que o Arsenal, desde que queira mostrar tudo que sabe na quadra. Menos mal que o time conseguiu a tempo fazer a sua parte e quando precisou fazer a diferença, o América mostrou a força do seu conjunto e quem é quem na hora da verdade, dos postulantes ao título.
O jogo teve dois lances polêmicos: o primeiro gol do Arsenal e o pênalti para o América. No gol do Arsenal, a bola estava no chão, portanto em jogo. E o pênalti foi uma sucessão de erros verde e laranja com carrinho e mão na bola dentro da área. Os dois lances foram acertados pela arbitragem que se complicou gratuitamente. Chegou uma hora do jogo que os homens de preto estavam compensando qualquer coisa, mesmo as absurdas, para os dois lados.
Falei aqui que tem dias em que nada dá certo na vida da gente. E escrevi isso para que os jogadores do América entendessem a importância da humildade e da concentração no jogo, sendo uma injeção para seguir na corrida. Pois, teve quem me chamou de vendido por isso. Ora, e o que foi que aconteceu no sábado? Não foi um dia “daqueles”? Felizmente, o América conseguiu acordar a tempo e seguir caminhando. Existem várias maneiras de se dizer uma coisa na escrita. E isso precisa ser dito, sabido e entendido.
Ontem, no Poli, encontrei o PC, becão campeão de 1996 pelo América. O fluminense veio do Russo Preto (Não-Me-Toque) para ser o xerifão americano na máquina montada em 1996. O cara não fazia gol, mas tinha uma técnica, uma elegância, uma presença em quadra e um passe, invejáveis. Foi um dos grandes da posição que passou pela região. E deixou a sua marca aqui. Depois foi-se para a Itália e Espanha, onde jogou no Barcelona.
Mas, agora o América/GF/Fepol/Marasca se prepara para disputar a final, a 4ª fase. Será a quarta vez que isso acontece. O time enfrentará a ASTF, de Teutônia, o melhor time da competição, que venceu ontem a Sapucaiense, em Teutônia no tempo normal (3×0), empatou a prorrogação (0x0) e venceu nos pênaltis (3×1). A final é justa porque colocará em quadra os dois melhores times de 2013. E quem faturar o título fará por merecê-lo por sua campanha.
O primeiro jogo da Final será neste sábado (02/11), em Tapera, e a grande decisão no próximo sábado (09/11), em Teutônia.
Agora, é treinar bem nesta semana, se preparar e mentalizar a batalha final, aquela que selecionará uns poucos do todo. A hora do vamos ver está chegando. Em dois jogos saberemos que será lembrado para sempre e quem será esquecido já no domingo seguinte. O futebol também sabe ser cruel.
O América ta na final mas jogo muito mal e teve ajuda do juíz q mexeu com o psicológico do arsenal na hora q tava gente o jogo e ajudo o América.o Márcio ta muito ruim pois casca casca e rodeia em rola da bola e não larga pois segura o jogo e mata os lances rápidos outro q ta ruim q faz só balacá e o Marcel q em vez d fazer gol fica tentando faze bonito com toques de calcanhar.ta na hora de deixar de ser estrela e joga bola senão teutônia chega e o bicho pegadenovo e o vice dnovo.
Temos q trena forte pois o Ronaldão e pé frio pra jogos deste porte não tem tradição em finais mas acho q se treina chutes aí sim da certo.
E o bicho vai ser grand ou não sarico pros jogadores.acho q uns 150.000.00 pra dividir entre os tres empresas q levam o nome marasca fenol e gf pneus.fica bom e barato pra cada empresa q ta.se beneficiando com a mídia da TV e rádio q vai ser esa final.
Poie eh eu quem diga vamooo acorda Ronaldão….
vendo o time indo mal só com os “velhos” coloca esses meninos novos jogar, esse NUNO que só sabe RECLAMAR só pelo motivo de ser capitão e não joga nada pra mim ele não fez diferença em nada porque errou e errou muito feiooo tiro de meta ainda…POR FAVOR e ainda pensam em serie OURO…vamos treinar mais e se unir…em vez de NUNO coloca o MAURICIO que veio da serie Ouro pra ajudar o América e o famoso QUARTETO da casa dos jogadores dai veremos s o América não leva essa!!! Ronaldão acorda por favor quando o time ta ruim MEXEEE….TROCA O TIME!!!! #vamoamérica#
Deixou o time morrer em quadra. Só trocou os bruxos dele.
Acho que o América mereceu a vitória, mas pelo que vi do Arsenal nesses jogos contra Tapera e Guaíba, os cara foram muito bemm.
Valorizaram a nossa vitória, pois o time deles podia ser limitado, mas deu sangue em quadra, e sem o Tulio o time deles melhorou um monte.
America pra mim perde em teutonia, mas estando na serie ouro ja ta bom, e no meu ponto de vista ja podia ver jogadores pro ano q vem, o goleiro do Arsenal, o numero 9 e numero 4 jogam muito, eles iam ser bons pra ter no grupo..
pq o nuno, marcio, fabinho n vao aguentar o tranco da serie ouro
valeuuu
daleeeee america
O Marcio cisco e cisca tipo galinha em roda da bola e não tem mais como jogar a Ouro e o Marcel e só balaca e qer ser estrela com toque de garao e muitas vezes segura o jogo.
É, os jogadores do América são ruins, bons são os outros que já caíram fora kkkk…. dalhe AMÉRICA
Os caras estão na final e não prestão vão torce pro time do capeta turma de olho grande