Finanças
Dia desses, durante o almoço, vi na televisão uma superintendente do Banco Itaú falando sobre economia popular. Ela respondeu a muitas perguntas e deu dicas sobre o assunto. Segundo ela, o brasileiro não sabe lidar com o seu dinheiro. Nem gastá-lo. Disse que é preciso ter planejamento sobre o que se ganha e o que se gasta.
Denise Hills lembrou de uma máxima da economia: “Não se pode ganhar 2 e gastar 3 ou 4. Isso é impossível. Essa matemática não fecha”, disse. E é justamente o que acontece com maioria dos brasileiros e é por isso que o pessoal está sempre no “vermelho”. Outra máxima dela: “Mais da metade do que compramos não precisamos”. E viva o vermelho.
Outra dica que a superintendente deu é se a compra é realmente necessária, porque ela resultará em uma despesa extra que não estava computada e que resultará no comprometimento do orçamento mensal, neste caso uma compra a prazo, mania nacional.
Recentemente fui convidado pelo Sicredi Rota das Terras de Tapera a participar do Programa Crescer. O programa, além de ensinar sobre o funcionamento do cooperativismo, também deu dicas de como administrar nossos ganhos. Foi maravilhoso aquilo. Muito útil. Ao final, a grande lição obtida: é preciso rever como gastamos o nosso dinheiro. E o que é mais importante: ensinar isso aos nossos filhos.
E você, como está administrando o seu dinheiro?
Comente