Conselho de Segurança
Por que o Brasil pede ajuda aos EUA para ter lugar no Conselho de Segurança da ONU e assim ter poder de veto? Nunca terá este apoio e o motivo é bem simples. O Brasil não é amigo dos EUA, mas é amigo dos inimigos dele. E por que, então, o Brasil não pede apoio para a Rússia ou a China, que não são amigos dos EUA?
Para tudo existe uma explicação. Os EUA são parceiro do Brasil, mas estão sempre com um pé atrás. É mais ou menos como aquele amigo que a gente tem e que nos aplica, volta e meia. Por ser amigo, a gente tolera, mas sempre com reserva.
Também temos restrições com falsos amigos, que nos elogiam na frente e nos espionam pelas costas, sabe-se lá com que objetivos.
Mas ainda pior são os amigos mentirosos e cínicos.
Eles nos enrolam justificando a invasão e mortalidade num país indefeso, como o Iraque, afirmando que haviam as armas químicas que até hoje o mundo procura. E cinicamente fazem de conta que o episódio nem aconteceu.
Tanto que estão prontos para repetir a mentira, atacando a Síria encima de meras desconfianças suspeitas.