Blog do Sarico

Arrependimento cinquentenário


download A Rede Globo, que teve uma sensível queda na publicidade do Governo Federal e temendo o controle da imprensa por parte dele, quase 50 anos depois, vem a público, em editorial, dizer que errou ao apoiar a Revolução de 1964 naquilo que chamou de equivoco redacional. Imagine… Isso depois de quase cinco décadas.

O Clube Militar, que representa os militares, de antes e de agora, em nota oficial, “enquadrou” a emissora dizendo que declarar agora que se tratou de um “equívoco da redação” é uma mentira deslavada.

“Equívoco, uma ova! Trata-se de revisionismo, adesismo e covardia do último grande jornal carioca. Nossos pêsames aos leitores”, encerra a nota do CM.

Para se ter uma ideia da posição das Organizações Globo na Revolução, dez anos depois do seu início, na edição de 31 de março de 1974, em editorial de primeira página, o jornal O Globo publicou derramados elogios ao Movimento; e em 07 de abril de 1984, vinte anos passados, Roberto Marinho publicou editorial assinado, na primeira página, intitulado “Julgamento da Revolução”, cuja leitura não deixa dúvida sobre a adesão e firme participação do jornal nos acontecimentos de 1964 e nas décadas seguintes.

Ora, quando um veículo de comunicação elogia ou critica ele se posiciona. Com a Globo foi diferente. E tudo o que foi escrito, dito e defendido não vale mais?

Segundo o site Conversa Fiada aconteceu uma reunião entre o ex-presidente Lula e um dos filhos de Roberto Marinho. Conforme a pessoa que estava na sala, o diretor da Globo foi se queixar a Lula de Dilma e pedir ao ex-presidente para que voltasse. Na saída, Lula disse: “Porra! Esses caras me esculhambam o tempo todo e agora querem que eu volte? Ora! Vão se ferrar!”.

A Globo se botou fora. Se curvou ao PT. Parabéns ao partido que conseguiu dobrar a espinha da poderosa emissora.



Comentários

Comente


*