Vazio
Na segunda-feira (15), a Câmara de Vereadores de Tapera convocou a população para uma audiência pública a fim de tratar sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O evento aconteceu após a sessão ordinária do Legislativo.
Para tratar de um assunto tão importante como é a LDO, no plenário havia tão somente nove pessoas: cinco vereadores, dois servidores da Câmara e um secretário municipal. De público, da comunidade, apenas uma pessoa.
O Legislativo convocou o secretário Ivan Moesch (Fazenda) e as servidoras, Beatriz Teston e Claudete Wendling, para falar sobre a questão e esclarecer dúvidas dos vereadores e da comunidade.
Não quero me ater exclusivamente a esta audiência pública, mas todas as que já foram convocadas e igualmente estiveram vazias, com falta de público, sendo a comunidade a maior interessada, uma vez que se trata sobre uma matéria que lhe diz respeito: o orçamento, a arrecadação do seu dinheiro e aplicação do mesmo.
Mas, afinal, onde está o problema para este esvaziamento? Quem convoca uma audiência pública deveria antes informar a imprensa para que esta informe o povo. Ou o povo sabe da audiência e não se interessa por ela? Onde está o erro?
Nesta questão de audiência pública ainda, parte da imprensa taperense não ficou sabendo desta última. Eu mesmo, presente na sessão ordinária de segunda, não sabia dela. E não é desinformação da minha parte, porque nós não temos bola de cristal para saber de tudo.
Dias atrás Tapera tratou sobre as associações de bairro. Alguma já foi formada no município? Ou, ao menos, está se começando uma ou mais? Quando os bairros se unirem entre seus moradores, e participarem destas audiências públicas Tapera será bem outra. Pensem nisso.
Mais uma coisa. Não estaria na hora da Câmara de Vereadores de Tapera ter uma assessoria de imprensa? O Legislativo produz notícias todas as semanas, sendo a maioria de interesse da comunidade, assim porque não repassá-las à comunidade, via imprensa? Imprensa nunca foi despesa como se pensa na Casa. É um investimento, ainda mais que quem está lá ganhou acento amparado pelas urnas, pelo voto dos taperenses. Pensem nisso. Só haveria ganho a todos os vereadores.
Interessante observação….se os vereadores não recebessem também não estariam….a população cansou
E cadê os outros vereadores? Já que estavam no local da reunião porque não ficaram?
Assisti todo o noticiário hoje, rádio e
contratar assessoria de imprensa pra camara, ta de brincadeira, mais um pra trabalhar duas horas por semana e ganhar nas nossas costas… e o tranqueira aquele pra que serve
porque o prefeito não quer divulgar em tapera os geradores de valor adicionado, acho que o comercio tem que saber onde comprar??? Vamos seu Irineu nos jornais isso, derepente vamos pra rua!!!
As empresas Nao sao publicas, portanto para publicacao das informacoes so com autorizacao. Nao e tudo facil como Voce imagina. Tem leis que tem q ser obedecidas.
Divulgar os maiores geradores de valor adicionado pode ser feito sim, basta querer. Gostaria também de saber se fazem a verificação das guias informativas anuais e se são geradas as dos produtores rurais? Esse trabalho é muito importante para aumento da arrecadação municipal.
Nao Seu coio, na prefeitura Nao fazem nada, so ficam olhando pra fora. Ainda bem que Voce lembrou, que inteligencia, so voce mesmo que sabia disto. Que Pessoa inteligente…………………..
Outra coisa, o direito a privacidade ainda existe, talves na tua filosofando Nao Mais. Me diga o número de lei que diz que Pode ser publicado, que com certeza a PM o fara.
Não ofendi ninguém mas, já queres assim, Coio é você. Se doeu para você a indagação deve ser porque está defendendo alguém que trabalha na área na Prefeitura. A administração Pública deve ser transparente e pode muito bem informar a população a quantas anda a arrecadação. Se o índice de ICMS está subindo a cada ano ou ficando estabilizado ou ainda se baixou. Então não vejo nada de tão grave indagar a quantas anda esse trabalho. Não esqueça que a população paga impostos e tem todo o direito de saber como andam os trabalhos da Administração. Quanto ao direito a privacidade basta informar os maiores geradores de valor adicionado sem informação de valores, só o nome da empresa que esta em primeiro lugar, em segundo lugar e assim sucessivamente. Já foi feito em épocas anteriores sem problema algum.
Nesta questão de audiência pública ainda, parte da imprensa taperense não ficou sabendo desta última. Eu mesmo, presente na sessão ordinária de segunda, não sabia dela. E não é desinformação da minha parte, porque nós não temos bola de cristal para saber de tudo.
COMO NÃO FICOU SABENDO SE FOI PUBLICADO EDITAL NA IMPRENSA OFICIAL DA CÂMARA. AQUELA QUE FEZ MENOR PREÇO E GANHOU LICITAÇÃO. MESMO QUE SEJA TEU CONCORRENTE SARICO, COMO JOIRNALISTA VC TEM OBRIGAÇÃO DE LER OS JORNAIS REGIONAIS. E SE TIVESSE LIDO TERIA SABIDO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA. MAS SE VC QUISER SER CEGO…………..PACIÊNCIA.
Essas audiências publicas que sao convocadas pelos poderes executivo e legislativo do município, deveriam se chamar AUDIÊNCIAS PUBLICAS SECRETAS, pois ninguém, ou poucas pessoas ficam sabendo, comparece atendendo assim os interesses escusos de quem as convoca, exemplo maior foi a audiência publica convocada pela prefeitura e seu dpt. de meio ambiente e a empresa q presta assessoria a esse famigerado dpt qdo. foi tratado do assunto do corte das araucárias em frente ao posto da policia rodoviária. RIDÍCULO o papel de nossos “ilustres” vereadores nesse episódio, querer chamar isso de audiência publica onde nem a imprensa local sabia, vão se catar seus vereadores, pois vocês estão, realmente, se LIXANDO para a opinião publica, ou de seus eleitores.
Anônimo (1374843079654-690152):
Essas audiências publicas que sao convocadas pelos poderes executivo e legislativo do município, deveriam se chamar AUDIÊNCIAS PUBLICAS SECRETAS, pois ninguém, ou poucas pessoas ficam sabendo, comparece atendendo assim os interesses escusos de quem as convoca, exemplo maior foi a audiência publica convocada pela prefeitura e seu dpt. de meio ambiente e a empresa q presta assessoria a esse famigerado dpt qdo. foi tratado do assunto do corte das araucárias em frente ao posto da policia rodoviária. RIDÍCULO o papel de nossos “ilustres” vereadores nesse episódio, querer chamar isso de audiência publica onde nem a imprensa local sabia, vão se catar seus vereadores, pois vocês estão, realmente, se LIXANDO para a opinião publica, ou de seus eleitores
MAS O QUE TEM A VER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA FEITA PELA PREFEITURA COM OS VEREADORES. MEU AMIGO NÃO CONFUNDA C. COM B….. PREFEITURA É UMA COISA. CÂMARA É OUTRA.