Médicos no interior
Afinal, por que os médicos não querem vir para o interior? O salário não dever ser o motivo, pois são generosos na maioria dos municípios. Em alguns deles, por exemplo, o salário é maior do que o do prefeito. Será que não é pela questão da segurança profissional e da estrutura operacional do município? Pode ser, pois nenhum médico gostaria de ter o desprazer de perder uma vida por falta de equipamentos ou condições para o tratamento. Imagine perder alguém no interior, onde todo mundo se conhece, por uma falha que não é dele (do médico).
Esse problema ainda vai longe. E não mudará com a contratação de médicos cubanos. O problema no Brasil é bem outro. E passa por Brasília.
Mais uma coisa. Será que o problema da saúde no Brasil é o tempo dos médicos na universidade? Será mesmo?
Sarico.
Reportagem da revista veja desta semana, chama a atenção para a maquiagem que o governo pretende fazer, com o objetivo de iludir o povo e acalmar os animos. Sobre a questão da saúde eu gostaria de saber se os médicos cubanos que o governo pretende tazer para o Brasil, e se diga sem prestarem a prova de conhecimento do conselho de medicina, se eles são capazes de construir hospitais, se eles trarão equipamentos modernos em suas malas? Porque o povo esta cansado de ficar deitado em macas nos corredores dos hospitais, aguardando por exames e tratamentos que nunca chegam. Nós precisamos que o governo respeite a população, que em caso de doenças graves não haja a nescessidade de liminares da justiça para obrigar o tratamento, que os exames nescessários sejam imediatamente efetuados e o tratamento aplicado sem demora e sem fila de espera. Hoje temos filas para atendimentos, porque temos de voltar várias vezes aos hospitais, para buscar aquilo que é um direito da população a saúde.
Acho que precisamos antes que os médicos respeitem a vontade da população.
Com todo o respeito, dr. Jonas, não vi em nenhuma entrevista na TV, em qualquer canal, alguém do povo afirmar que não quer médico estrangeiro.
Além disso, não passa pela cabeça de ninguém, no governo, não submetê-los à prova de conhecimento do conselho de medicina. Espalhar esta idéia como certa é se submeter a interesses corporativistas.
acho q o q precisamos, aqui em Tapera, é renovar nossos médicos, eles até q são bons, mas já estã velhos, devem dar espaço para os novos q queiram se instala aqui, e não venham me dizer q os novos não querem vim pq querem sim, eles não tem é oportunidades.
devagar, muito devagar doutor jonas. uma pergunta o senhor se formou na pública com o dinheiro de todos ou pagou sua formatura de médico?
se pagou pode falar a vontade. se está formado com o dinheiro de todos chiiiiiiiiiiiiiii
me desculpem se eu magoar alguém. mas com certeza 80 % dos nossos médicos brasileiros são formados nas públicas . federais de poa, sta maria, pelotas ou caxias. e mesmo assim logo após se formarem já querem encher os bolsos dizendo que estudaram tantos anos. todo mundo estuda tantos anos e uma boa parcela paga sua faculdade do bolso ou com financiamento. não tenho nada contra quem tem dinheiro e não sou comunista. mas se eu fosse o governo brasileiro faria os médicos e outro profissionais que se formam com o dinheiro de todos teriam que trabalhar um período de graça para pagar sua faculdade. assim sobrariam mais vagas na públicas para os menos favorecidos. sim por que hoje a coisa ta totalmente ao inverso. vejamos. os mais abastados pagam escolas particulares no segundo grau para depois tirar a vaga dos mais pobres nas escolas públicas. em porto alegre nas proximidades da URGS só tem carrão importado , enquanto la na Ipiranga na PUC a maioria chega de busão de linha. sarico pode publicar isso eu não acho certo. mas estou aceitando contra- pontos . quem quiser que de outra opinião. afinal não sou o dono exclusivo da verdade.
Pessoal, eu gostaria de dizer que o primeiro comentário foi meu, e não do Dr. Jonas, peço desculpas por não haver informado o sobrenome anteriormente. Só pensei em dizer o que pensava no momento. Hoje sei, que no fim esta mobilização contra a vinda de médicos cubanos, será usada pelo governo para não trazer médicos e não investir na saúde brasileira, e continuarão a fechar hospitais devido ao repasse insuficiente do sus para cobrir despesas. Demais estou de acordo com o anônimo, que se refiriu ao fato dos estudantes das faculdades federais trabalharem por um período, para recompensarem o governo pelo investimento na sua formação, mas isto deve valer para todas as cadeiras, advogados, economistas, engenheiros etc. E para os políticos desejaria que diminuísem seus salários e a quantidade de deputados,. Porem até o momento só ouvi falar de sujestões para economizar nos outros poderes.
um abraço a todos.
Jonas Muller.
Não sei o nível de ensino de medicina em Cuba, mas se sabem usar o google e discernir o joio e o trigo, não vão ser tão ruins assim.