Blog do Sarico

Retrospectiva


Retrospectiva 1Quem está acompanhando o Jornal Nacional nesta semana, no último bloco, está vendo uma retrospectiva da Globo sobre seus 50 anos. E a empresa montou uma bancada com nada mais nada menos do que alguns dos maiores nomes do jornalismo brasileiro de todos os tempos. Chega arrepiar de ver aquela “veiarada” aparecendo jovem no local da notícia. Arrepia.

Podem falar do que quiser da Globo, mas ela sempre esteve em todos os lugares. Matéria dela em outro País que não seja o do local do acontecimento, como faz boa parte das empresas de jornalismo brasileiras, só em último caso ou devido a um grande problema. A Globo vai lá e mostra. Antes de todos.

Outra coisa que vi nesta retrospectiva. Como o mundo evoluiu nestes últimos 50 anos. A humanidade jamais avançou tanto como nesta última metade de século. E eu (e minha geração) vivi isso. Tudo que a Globo está mostrando, desde 1975, eu vivenciei. Isso é um privilégio.

Agora, até alguns anos atrás olhar o Jornal Nacional era uma obrigação para se ficar sabendo o que acontecia no Brasil e no mundo. Hoje, em tempos de internet, isso não acontece mais, pois quando ligamos a televisão às 20h30min já sabemos de tudo. É como jornal de papel em tempos de jornal eletrônico. O JN vive no charme do seu nome e para os mais velhos e também tem prazo de validade devido à rede mundial de computadores, a WEB.

O programa mostrou reportagens de 1965 a 1975 na segunda-feira, de 1975 a 1985 ontem, de 1985 a 1995 hoje, amanhã mostrará de 1995 a 2005 e na sexta-feira encerra com reportagens de 2005 a 2015. É um show aquilo. Confira.



Comentários

Comente


*