Blog do Sarico

Confira dicas para evitar gafes na festa de confraternização da empresa


festa-barcoApesar de ser um momento de descontração, é preciso manter a postura profissional para não ser o comentário do dia seguinte no ambiente de trabalho. Não exagerar na bebida alcoólica e ser discreto com as paqueras estão entre as dicas

O fim de ano é a época das celebrações. Além das festas familiares, também acontecem as tradicionais confraternizações das empresas para comemorar os resultados e promover a integração entre os colaboradores. Mas, apesar de ser um momento de descontração, é preciso manter a postura profissional e evitar possíveis exageros que podem ser danosos para a carreira.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, Mariana Almeida, o clima aparentemente informal de uma festa de final de ano muitas vezes leva as pessoas a se comportarem de maneira mais extravagante e sem medir as consequências. “É importante lembrar que você estará sendo observado pelos colegas e até mesmo pela chefia, ou seja, uma gafe pode impactar na imagem que o profissional já construiu na organização”, explica.

Confira algumas dicas para não se tornar o assunto principal no dia seguinte à confraternização:

1. Nunca exagere na bebida alcoólica: “Se você não é acostumado a beber, não se deixe levar pela empolgação dos colegas. A bebida em excesso transforma o comportamento até dos mais tímidos, faz mal à saúde e ainda pode ocasionar uma enorme ressaca moral”, alerta Mariana.

2. Seja bastante criterioso com o traje para a ocasião: “Embora mais despojado do que a maioria dos eventos corporativos, a confraternização da empresa não é uma balada, portanto, evite modelos curtos, decotados, transparentes ou excêntricos. Se a festa for à beira de uma piscina, e você optar por se refrescar, prefira maiôs menos cavados, no caso das mulheres. Para os homens, a regra é preferir shorts ao invés de sungas” adverte a executiva.

3. Procure conversar sobre assuntos gerais e descontraídos (sem a utilização de palavras de baixo calão): não exponha a sua vida pessoal, não fofoque sobre os colegas de trabalho e não critique a organização da festa. E o mais importante, nunca fale mal do chefe. “Aproveite o momento para melhorar o seu network na empresa. E, mesmo que não esteja sintonizado com o clima de alegria do evento, não se isole ou adote uma postura mal humorada. Simpatia e boa educação são bem vistos por todos”, recomenda.
4. Dance e se divirta, porém não se deixe levar por ritmos ou por coreografias pouco convencionais: “Algumas danças podem causar constrangimentos e ainda render fotos em poses mais ousadas, que serão motivos de piadas e comentários mal intencionados no dia seguinte”, explica Mariana.

5. Fique atento na hora da refeição: tenha cuidado para não encher o prato e transmitir uma imagem negativa. Coma pequenas porções e se houver algo que não seja do seu agrado, não se sinta na obrigação de provar.

6. Preste atenção nas regras para acompanhantes: caso o convite não seja extensivo à família, vá sozinho. Evite uma saia justa.

7. Evite a paquera descarada: embora ela sempre aconteça em qualquer tipo de reunião social, demonstrações exageradas de afeto podem gerar comentários e comprometer o clima organizacional após o evento. Invista sempre na discrição e no bom senso.

8. Se a festa tiver um horário marcado, evite chegar atrasado: também esteja atento ao horário de se despedir. Ficar até o momento final da festa ou ser convidado a se retirar, principalmente se houver expediente de trabalho no dia seguinte, é muito deselegante.

9. Se for organizado um amigo secreto, seja sensato na escolha do presente: procure respeitar os valores pré-definidos e evite presentes muito pessoais como perfumes, lingeries, etc. “Na apresentação, faça apenas elogios, evite comentários que possam ofender o seu amigo oculto ou relembrar alguma situação vexatória do passado” finaliza a executiva.

Pense Empregos



Comente


*