Blog do Sarico

As pesquisas e o recado das urnas


Que eleição foi essa? Foi a eleição onde a maior vedete acabou sendo as pesquisas de intenção de votos.

E o maior fiasco ficou por conta dos institutos de pesquisas, Ibope e Datafolha, que passaram o tempo todo dando um número e a de boca de urna deu bem outro. A vantagem pró Bolsonaro, que oscilava entre 6 e 10 pontos, no final, por pouco não bateu nos 50%. Os institutos falharam feio. Ou estavam “emplacados” ou o povo não falou a verdade para eles. O que houve para dar uma diferença tamanha? Eles afundaram neste ano e levaram junto consigo a pouca credibilidade que tinham.

A minha dúvida, nesta avalanche de votos pró Bolsonaro, é se o povo o quer ou se estava contra o PT, naquilo que chamam de antipetismo, com tudo isso que aconteceu no País nos últimos tempos. Na verdade, o povo se ligou, pelo menos a maioria e quer mudanças e ainda está insatisfeito com os rumos que o Brasil e seus políticos tomaram. A abstenção e os votos brancos e nulos confirmaram isso.

E agora, no segundo turno, como se dará a coisa toda? Acho que quem votou em Jair Bolsonaro repetirá seu voto, assim ele larga com os 46% que recebeu, precisando de 5% para ser o vencedor. E quem votou nos demais candidatos que deixaram a briga. Será que todos votarão em Fernando Haddad? Alguém arriscaria tal aposta?

Em suma, acho que os brasileiros já se posicionaram para o segundo turno e só irão confirmar a sua intenção no dia 28. As urnas deram seu recado e é bom levá-lo a sério, afinal na guerra o vencedor leva o espólio.



Comentários

Comente


*