Blog do Sarico

De volta


De volta 1O futebol de campo está voltando a Tapera depois de vários anos parado. Reunião realizada recentemente reuniu seis representantes de equipes.

O futebol de campo acabou em Tapera e na região por conta dos altos custos para a montagem de um time e sua manutenção. Era preciso ter um bolso muito grande para bancar uma equipe com 20 e tantos jogadores e as demais despesas decorrentes.

Nos anos 80, quando eu era repórter da então Rádio Gazeta de Tapera, lembro que havia grandes municipais aqui na região. As equipes faziam grandes times. Aí alguém teve a infeliz ideia de começar a pagar jogador a peso de ouro e isso acabou estragando tudo. Teve gente que bancou time durante anos e acabou não aguentando mais e a coisa foi indo, cambaleando, até parar. Para se ter ideia, só aqui em Tapera havia 12 times na primeira divisão e mais 08 na segunda. Imagina… 20 times disputando duas competições. Está certo que havia Lagoa dos Três Cantos, mas mesmo assim era muito time para um município pequeno.

E no Amador, aqui na região, havia uns 30 times e no Estado mais de 200. Tapera, Selbach, Ibirubá, Espumoso, Não-Me-Toque, Soledade e outros tinham duas equipes cada na disputa. Agora, pelo que sei a competição tem apenas dois participantes na região: Juventude e Grêmio, ambos de Ibirubá. E no Estado não deve ter mais de 10 delas.

O futebol de campo ficou muito caro e acabou na maioria dos municípios e hoje é mantido pela perseverança e amor de algumas comunidades e alguns saudosistas. E muito mais modesto que outrora. Secaram a vaca, como se diz.

Vamos ver que Campeonato Tapera realizará, mas só o fato de voltar já é uma boa nova. E vamos todos prestigiar, pois vamos ter mais uma modalidade além de futsal e futebol sete. A turma da cervejinha e do cachorro-quente vai adorar a ideia.



Comentários

Comente


*