Blog do Sarico

Atendimento


Atendimento 1As Associações Comerciais e Industriais, em parceria com o Sebrae, constantemente realizam cursos com o objetivo de auxiliar seus associados a melhorar seu desempenho comercial, as vendas, mas a participação destas não chega a ser a desejada. Num primeiro momento, parece não ser importante o tema, mas o atendimento é a ferramenta mais importante na venda de qualquer produto.

O atendimento ao cliente é tão importante que, quando uma empresa contrata alguém, que falará em seu nome, que a representará, além do visual, que é importante, pois é preciso passar boa impressão ao cliente, a extroversão e a comunicação do candidato são avaliadas ao máximo pelo responsável pela contratação, orientado pela direção. E a cartilha das empresas é bem clara quanto a isso.

Mas, como será que está o atendimento nas empresas? Está bom? Não está? Será que os proprietários sabem como seu pessoal está atendendo a clientela? E sabe o que as pessoas pensam da sua empresa por conta disso?

Bem que o empresariado poderia se reunir e, com o apoio da Associação Comercial de sua cidade, contratar alguém, um cliente oculto, para “visitar” as empresas secretamente, se fazendo passar por cliente, para levantar como está o atendimento nestas. Depois, de posse do resultado, o empresário tomaria as providências necessárias para melhorar para ele, o funcionário, o cliente e o município. O empresário veria ainda como está a sua empresa na “foto”.

O cliente oculto poderia ver ainda como está a exposição dos produtos, a fachada do prédio, a decoração, a vitrine, a iluminação, entre outras coisas. Nos grandes centros os lojistas descobriram essa ferramenta e estão colhendo frutos com ela. É só elogios.

No caso de Tapera o atendimento é bom em algumas empresas, mas em outras poderia melhorar. Seguidamente ouço queixas do atendimento prestado por algumas empresas locais. Quem vende precisa ter paciência, disposição, diplomacia e sorriso largo e permanente, mesmo que quem esteja na frente do balcão seja o maior chato da cidade, por que este chato tem dinheiro e consome. E havendo consumo há empregos, salários e comissões, ganhos, progresso e desenvolvimento. Há vida na cidade.

Quem vende precisa encantar o cliente, tratando-o bem, com bons produtos para torná-lo fiel, por que cliente fiel retorna, inconscientemente. Todo cliente consome, mas também valoriza o seu dinheirinho.



Comentários

Comente


*